Aposentada descobre câncer ao assistir a entrevista na TV e se cura após tratamento
24/08/2025
(Foto: Reprodução) Lagoa da Prata é destaque nacional no programa de Paulo Vieira
O ano era 2018 e a dona Marlúcia Damião Veloso estava em casa na hora do almoço com a televisão ligada. Enquanto preparava a refeição da família, os ouvidos estavam atentos ao jornal da TV Integração, afiliada da TV Globo no Centro-Oeste de Minas.
Tudo seguia dentro da rotina e parecia apenas mais um dia comum. Até que uma entrevista sobre menopausa mudou a vida de Marlúcia. Na época, ela tinha 60 anos e, mesmo estando na menopausa, apresentava episódios de sangramento semelhantes à menstruação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Centro-Oeste de Minas no WhatsApp
Marlúcia contou ao g1 que, durante a entrevista na TV, ouviu a médica afirmar que mulheres na menopausa não podem, em hipótese alguma, ter sangramento típico da menstruação. Foi aí que acendeu o alerta.
"Fiquei doida na hora. Porque, na minha cabeça, a gente que é mais antigo achava que ela [menstruação] vir na menopausa era normal, que vinha e ia embora, mas que era normal. E a médica disse que não é, e que a gente tinha que procurar um médico", relembra Marlúcia.
A aposentada também contou a história — que serve de alerta para muitas mulheres sobre a importância da saúde preventiva — ao apresentador Paulo Vieira, no programa 'Avisa Lá Que Eu Vou', exibido no GNT.
"O Paulo veio até minha casa. Ele estava na cidade para fazer o programa dele, a cidade parou pra ver. Tomamos um café e eu contei para ele a minha história, porque o jornal [MG1] é bom demais e me ajudou. Ele ficou impressionado. Foi uma tarde boa demais", conta Marlúcia.
Dona Marlúcia em entrevista ao programa 'Avisa Lá Que Eu Vou'
Reprodução TV Globo
Câncer no endométrio
Após ouvir o que a médica disse na televisão, Marlúcia procurou um especialista em Lagoa da Prata, cidade onde mora. Após os exames, veio o diagnóstico de câncer no endométrio.
🔎 Câncer no endométrio: também chamado de câncer de corpo de útero, é um tipo de câncer que começa no tecido interno do útero, o endométrio. Acomete principalmente mulheres com mais de 60 anos.
Marlúcia e amigas do grupo da melhor idade de Lagoa da Prata
Marlúcia Damião/Arquivo Pessoal
A doença estava em fase inicial, mas Marlúcia relembra que ficou assustada com o diagnóstico. A princípio, recusou-se a fazer o tratamento, pois acreditava que o câncer não teria cura.
"Eu nem estava acreditando. O médico disse que eu teria que operar, e eu estava assustada. Fiquei com medo de, quando me abrissem, dizerem que já estava tudo tomado [metástase]. Então eu não queria, voltei para casa e disse que não ia fazer. Mas depois eu operei", conta.
Marlúcia conheceu pessoas que estavam enfrentando a mesma doença, mas acabaram morrendo.
"Éramos cinco amigas. Mas só eu sobrevivi. Inclusive, perdi a quarta há cerca de três meses. Quando ela me contou que estava na menopausa e a menstruação tinha voltado, falei para ela procurar um médico com urgência, porque estava doente. Mas ela não acreditou. E, infelizmente, o câncer já estava avançado e ela não resistiu", conta dona Marlúcia.
Cura do câncer e alerta para prevenção
O tratamento até a cura definitiva de Marlúcia durou cerca de cinco anos. Ela afirma que renasceu e, se antes já aproveitava cada segundo da vida, agora faz questão de celebrar todos os dias.
"É uma vitória. Graças a Deus, eu consegui vencer. E eu tinha tanto medo no início, mas Deus me ajudou. Eu já cuidava da minha saúde antes, sempre faço meus exames preventivos, nunca deixei de fazer. Mas esse câncer não aparece no exame de prevenção. Por isso é sempre bom ir ao médico e pedir todos os exames possíveis", afirma.
Marlúcia fez um agradecimento especial à equipe da TV Integração. Ela afirma que a entrevista exibida pela emissora salvou sua vida:
"Se não fosse a televisão, eu realmente teria morrido, porque eu nem sabia o que era endométrio. Vocês me ajudaram demais. Só tenho a agradecer".
LEIA TAMBÉM:
Festa com realeza, batuques e dois mil dançarinos: conheça a tradição que move cidade no interior de MG
Filhos descobrem que pai não os abandonou e ganham nova irmã 30 anos depois em MG
VÍDEO: PM salva vida de bebê engasgada enquanto aguardava elevador em Divinópolis
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas