Deputado Neno Razuk condenado por jogo do bicho participa de sessão da Alems por vídeo
17/12/2025
(Foto: Reprodução) g1 em 1 Minuto Mato Grosso do Sul: pai e irmãos do deputado Neno Razuk são presos
O deputado estadual Neno Razuk (PL) participou de forma remota da última sessão plenária de 2025 da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), realizada nesta quarta-feira (17), dois dias após ter sido condenado a 15 anos e 7 meses de prisão por integrar uma organização criminosa ligada ao jogo do bicho em Campo Grande.
Segundo a assessoria de comunicação, o parlamentar optou pela participação virtual, mas não informou o motivo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
O presidente da Alems, Gerson Claro (PP), afirmou que a Casa ainda não foi oficialmente comunicada pela Justiça sobre a condenação. De acordo com ele, sem notificação formal, não haverá posicionamento institucional.
“A gente não pode falar nada sem ter [a notificação] oficialmente. Se não, vira especulação”, declarou.
Com o encerramento da sessão, os trabalhos legislativos entram em recesso e devem ser retomados em fevereiro de 2026.
Condenação por organização criminosa
Deputado Neno Razuk
Reprodução
A Justiça de Mato Grosso do Sul condenou o deputado estadual Roberto Razuk Filho, conhecido como Neno Razuk (PL), a 15 anos e 7 meses de prisão por integrar uma organização criminosa que atuava para assumir o controle do jogo do bicho em Campo Grande. Outras 11 pessoas também foram condenadas no mesmo processo.
A sentença foi proferida nesta segunda-feira (15) pela 4ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).
As defesas alegaram irregularidades na investigação, mas os argumentos foram rejeitados pela Justiça.
Operação Successione
Em 2023, Neno Razuk foi alvo da Operação Successione, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Segundo o Ministério Público, o deputado teria exercido papel de liderança na organização criminosa e levado aliados de Dourados para atuar na exploração do jogo do bicho em Campo Grande.
As investigações apontam que o grupo se aproveitou do espaço deixado pela Operação Omertà, que desarticulou uma organização que controlava o jogo ilegal na capital.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: